
Como diz aquela canção da Marina Lima: E vem chegando o verão... E pelo visto abrasador como sempre. Gozado que todo ano é a mesma coisa, mas mesmo assim não conseguimos nos acostumar com esse tempo de altas temperaturas e também de fortes chuvas carregadas de raios e trovões. Continuamos a reclamar do calor como nos anos anteriores, mas o que podemos esperar de um verão num país tropical como o nosso? Muiiiiiiiiiiiiiiito calor!!! rsrs. E parece que o horário de verão ainda ajuda a aumentar essa sensação de sala de espera do inferno que sentimos nessa época. Mas verão é isso, tão amado quanto odiado, mas é mesmo assim maravilhoso!
O cenário é quase sempre o mesmo, mas não nos cansamos de ver e repetir, praias lotadas, mulheres e homens trajando poucas roupas, mesmo no centro da cidade. Todos bebendo muita cerveja, água, sucos, tomando sorvete... Se abanando e ao mesmo tempo se exercitando no verão. Fazendo aquela caminhada matinal ou ao fim do dia. Todos querem ficar malhados e sarados para curtirem o verão, porque nesse nosso verão, aqui do hemisfério sul e principalmente no Brasil, é carregado de festividades, pra começar o Natal, em seguida o Reveillon, depois o Carnaval pra fechar o ciclo. Grandes festas, grandes agitos e a cidade borbulha com a chegada dos turistas estrangeiros e nacionais, a Baia da Guanabara lotada de transatlânticos, carregados de turistas, em busca do calor dos trópicos.
Isto é o verão. Com suas cores, suores, mulheres lindas e sinuosas, pouca roupa, muito sol, temperaturas insuportáveis e ao mesmo tempo maravilhosas. Onde cada um curte ou não ao seu modo e prazer... Porque é impossível fugir do verão, ele está em toda parte dessa cidade, em cada canto, seja na Zona Sul ou no Subúrbio, seja nas praias, piscinões ou cachoeiras... Até mesmo nos chafarizes ou buscando refúgio na temperatura amena dos shopping centers. O verão é poderoso e absoluto, nada pode com ele, nem mesmo a chuva, que pra poder se adequar recebeu o sobre nome de "chuva de verão", rendendo-se aos encantos e força dessa calorosa estação.
Vem chegando o verão, com calor no coração, diz a canção na voz da Marina Lima... O verão a estação mais democrática de todas, em que todos pobres ou ricos participam seja com seus portentosos e estupendos ares condicionados centrais, ou com seus barulhentos ventiladores de teto ou mesmo com leques. Pra de alguma forma espantar o excesso de calor que sentimos. Mas no fundo nada disso adianta, tudo mero paliativo... Continuamos suadamente a curtir e reclamar do verão e seu calor ardente... E ao final do dia, assistir ao belo espetáculo da natureza, que é o por do sol em qualquer praia do litoral do Rio de Janeiro...
Que seja bem vindo o verão, com tudo dentro, todo prazer, calor, sensualidade, bebidas, roupas, cores, amores... Até que as águas de março fechem o verão, como bem disse Tom Jobim numa de suas mais famosas canções...
Beijos e abraços enfeitiçados