
Salve São Cosme, Damião e Doum!!!
Quando chega o dia 27 de setembro de cada ano, eu me recordo de quando era criança, e ficava doido pra que chegasse logo esse dia do ano. Dia 27 de setembro, era dia de festa. Dia de apanhar doce, nem me ligava muito que era um dia santo, mas sim na quantidade de doces que eu poderia apanhar. Acordava cedo, e junto com alguns coleguinhas saía pelas ruas atrás dos doces, muitos doces. Levava uma sacola na certeza de que ia enchê-la de doces, que seriam consumidos nas próximas semanas. Era realmente uma festa!
Nas ruas a gente encontrava com outros colegas, e a turma crescia, voltava pra casa só na hora do almoço e depois retornava à rua, voltando pra casa só à noite, exausto, mas feliz e cheio de doces, os mais variados. Interessante que nesse tempo eu nem tinha noção da fé que ia seguir, mas os melhores doces eram os que a gente pegava no finalzinho da tarde nos centros espíritas... Era uma fartura, os saquinhos eram cheios até a boca e alguns centros ainda davam bolo com guaraná, o que era uma delícia!!! Nossa como era bom, aproveitei bastante essa época, corríamos pelas ruas, que naquele tempo não tinham tantos carros, as ruas eram mais tranquilas e nem tinha tanta violência... Eram outros tempos... Mas tudo muda, o tempo passa e nem as crianças são mais as mesmas... Nem as crianças... Não por culpa delas, mas dos adultos que querem impor a elas seus conceitos e preconceitos, numa estupidez e de um modo absurdo de castrar o que a infância tem de bom, que é a alegria de viver, sem preocupações, livre, solta e feliz!
Porque falo isso? Porque também distribuo doces para as crianças no dia de São Cosme e Damião, e o que eu tenho visto são crianças sendo impedidas de apanhar um inocente saquinho de doce, só porque seus pais não querem, porque dizem ser coisa do diabo, coisa do demônio, ou algo parecido. Que absurdo, o doce do dia 27 de setembro, é a coisa mais bonita e mais generosa que alguém pode fazer, é sempre dado com alegria, com prazer, muitas vezes no cumprimento de uma promessa, no pedido de saúde para si ou para alguém, ou simplesmente pela alegria de ver o sorriso no rosto das crianças, o prazer que elas tem de pegar e comer aquelas guloseimas... Oque há de mal nisso? Mas algumas pessoas querem transformar a festa desses santos maravilhosos em algo negativo e ofensivo, como se tudo que antigamente era tradição, passasse num instante a ser algo negativo, algo ruim, algo que não devesse ser cultuado ou propagado entre as pessoas... Que Deus é esse, que essas pessoas querem criar em nos impor como sendo verdadeiro? E o Livre Arbítrio onde fica? Ou será que essa gente nunca ouviu falar dessa lei? Acredito que seja pura ignorância e essa ignorância está roubando uma das poucas alegrias que as crianças nos dias de hoje tem, porque tem todas podem ter um Playstation...
Fico a pensar que esses, hoje adultos, quando eram crianças, certamente, em sua maioria, correram céleres pelas ruas dos seus bairros atrás daquele tradicional saquinho de doce, e agora querem impor uma falsa moral, chamando do ato de dar doces como coisa do negativa, ruim... Mas deixa pra lá, "Eles não sabem oque dizem"
O importante que hoje é dia de São Cosme e São Damião e Doum e de todas as crianças, que em minha fé chamamos de Bejada. E quando chega essa época recordo da minha infância e fico feliz de ter desfrutado disso tudo intensamente... Com enorme alegria e prazer! E hoje posso dar essa mesma alegria a algumas crianças, quando distribuo meus doces...
Que a força, a beleza, a alegria e a razão de ser dessa festa se perpetue por uma eternidade, que nunca perca sua energia, que contagie a todos nós, crianças e adultos e que nem mesmo a falta de sensibilidade e a impostura de algumas pessoas, seguidoras de seitas pagãs, possam roubar o brilho maravilhoso do sorriso das crianças e nem a poderosa energia dos santos e erês... Salve as crianças que nos protegem e nos trazem saúde, paz, prosperidade e axé!!!
Lembro ainda de um ponto(canção do orixá) cantado por meu pai:
"São Cosme e São Damião, cadê Doum? Doum foi passear no cavalo de Ogum"
Salve São Cosme, Salve São Damião, Salve Doum e toda Bejada!!!
Salve as Crianças!!!
Beijos e abraços enfeitiçados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário