No próximo dia 07 de Agosto, Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, ou apenas, Caetano Veloso, completa 70 anos. Caetano Veloso é um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. Começou a ser conhecido pelo público em 1965, quando sua irmã Maria Bethania, ao substituir a cantora Nara Leão, numa apresentação do espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro, apresentou uma composição, do seu, ainda desconhecido, irmão. Dali por diante a carreira de Caetano deslanchou. Nessa época conheceu Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé. Participou ativamente de vários festivais da canção e em 1967, lançou seu primeiro LP, Domingo, com Gal Costa, no ano seguinte liderou o movimento chamado de Tropicalismo, que sacudiu o cenário musical brasileiro.
Em 1968, devido à Ditadura Militar, compôs a canção É Proibido Probibir, e no ano seguinte foi preso pelo Regime Militar e exilado, após passar pelos terrores dos subterrâneos do Golpe Militar. Ficou exilado em Londres junto com Gilberto Gil; onde foi visitado por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, quando a dupla compôs a canção Embaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos. Lá lança um disco em inglês. Retornou ao Brasil em 1972. Em 1976 formou junto com Gilberto Gil, Gal Costa e Bethânia, o grupo Os Doces Bárbaros, que seguiam a linha hipie bem anos 70.
Caetano, transitou pelo rock, pop, samba, bossa nova, seguindo, no início de carreiram os passos de seu eterno ídolo João Gilberto. Caetano além de cantor e compositor, é escritor, produtor musical, cineasta, entre tantas outras facetas desse fantástico artista.
Caetano Veloso é conhecido também por expor suas opiniões demonstrando toda sua inteligência e personalidade, causando na maioria das vezes grande repercussão na mídia. Compositor de tantos clássicos, com suas letras apuradas, e um modo único de mandar através de suas canções seu recado.
Caetano é um jóia rara, e sorte a nossa, ele, como outros do mesmo nível, ter sobrevivido à Ditadura Militar, que tantas vidas ceifou, por motivos inacreditavelmente banais... Caetano Veloso está aí, completando 70 anos, do signo de Leão. Sempre ativo em sua criação e antenado com o seu país e o mundo. Um artista que deixou para sempre sua marca, na história artística e cultural desse país, que lutou contra a ditadura, não com armas, mas com música. E até hoje é uma referência para todos nós, que gostamos de boa música, que apreciamos pessoas inteligentes, e que lutamos, cada qual a seu modo, por uma país melhor.
Parabéns Caetano Veloso!!!
Beijos e abraços enfeitiçados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário