
Algumas pessoas acreditam ser necessário ter uma razão para viver... Buscando incessantemente coisas, caminhos, pessoas, meios para tal. Penso que estar vivo, nesse planeta, é mais do que uma razão para viver. Não apenas estar vivo, mas manter-se vivo nesse mundo caótico em que estamos... Sobrevivendo ao tempo e intempéries, doenças e epidemias, guerras e crises econômicas, tendo como base para suportar tudo isso, a fé ou a esperança.
Razão para viver temos de sobra, creio eu. Começando por nós mesmos. Não importa a idade, cor, credo ou país em que vivamos, depende fundamentalmente de nós a direção que queremos ou devemos tomar em nossas vidas... Qual o próximo passo a ser dado, e quais as consequências que esse passo pode acarretar... Só não podemos arrastar as pessoas ao nosso fracasso, caso aconteça, mas podemos e devemos dividir com elas nosso sucesso, nossas vitórias e conquistas.
Razão para viver temos e teremos sempre que buscarmos no cerne de nossas vidas, aquela inspiração a mais, ou aquela aspiração que nos motive mais e mais a cada dia. Algo que mexa com nossos sentidos e sentimentos. Que nos faça querer viver, no sentido literal da palavra, viver intensamente, fazendo com que cada dia de nossas vidas se transforme em dois...
Acredito sim, com certeza, que a maior razão para vivermos temos que buscar em nós mesmos. Dentro de nossos corações e mentes. Em nossa alma e espírito de forma que isso se traduza em atitudes, ações, projetos e sonhos que possam ser realizados a medida que trilhamos nossa estrada da vida.
A razão para viver, para estarmos vivos e continuarmos a amar e querer mais e mais sentir tudo que a vida pode nos proporcionar, tem como base o amor. O amor do seu jeito mais lúdico, mais profundo, mais tranquilo e forte, mais leal e verdadeiro. O amor em sua plenitude, grande, abrangente, sonoro... Que possa aglutinar o amor dos amigos, dos pais, dos filhos, da mulher ou do homem amados... E claro o amor por nós mesmos. Esse sim, a base de tudo.
Por isso, não basta buscar uma razão para viver, a palavra razão em si, é muito mais abrangente, e não se limita a uma coisa apenas, mas sim a uma variedade... A razão para viver, está em nós mesmos, dentro de cada um. E não adianta tentarmos encontrar essa razão em drogas, vícios, sexo sem amor, perversões de todo sentido. A razão é simples, mas pura... Não carrega em seu bojo, nossos recalques e loucuras... Ela nos faz ter os pés no chão, mas também nos permite sonhar, sem roubar o sonho dos outros... Sonhar nossos próprios sonhos e saber com eles construir uma vida, um mundo melhor.
Razões temos de sobra para vivermos, mesmo sabendo o caos que nos cerca. Mas sabemos também que somos responsáveis por esse caos, pelo menos por criar parte do que aí está, por omissão ou algo que o valha. Mas razão e a vontade de viver, pode e deve superar toda e qualquer bobagem, toda e qualquer limitação...
Saibamos viver bem com o que temos e somos. Se tivermos chance de melhorar, que o façamos pelos caminhos corretos, dentro do que for justo e bom, dentro do que for necessário e preciso, sem termos que destruir tudo ao redor para construirmos tudo de novo... Nada disso é necessário, basta viver e deixar a vida fluir... Ficando a nosso critério qual direção ou rumo queremos dar às nossas vidas...
A razão para viver está no quanto amamos a nossa própria vida... Apenas isso.
Beijos e abraços enfeitiçados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário