
Dias quentes, aqui no Rio de Janeiro... Os dias tem amanhecido lindos, cheios de luz e calor. Calor que ao meio dia parece como aqui dizemos um "maçarico", a esquentar as cabeças de nós cariocas, da gema ou não, até porque um ovo a essa altura estaria literalmente frito. Mas o verão finalmente resolveu se mostrar, com suas garras ferozes, com seu calor quase insuportável, mas que não podemos negar tem a cara dessa cidade... As pessoas tentam de todas as formas compensar o calor, não só indo às praias, cachoeiras, piscinas ou piscinões, aliás haja água, mas também consumindo todo o tipo de líquido, desde o tradicional choppinho nas mesas das calçadas dos bares, refrigerantes, cervejas, água de coco e principalmente água. Nossa eterna amiga e salvadora! Oque seríamos de nós, moradores do Rio de Janeiro sem a água?
Mas estamos aqui, cada qual tentando de alguma forma amenizar o calor, que tem sido intenso durante toda essa semana, praias cheias, como se na praia fosse possível amenizar tanto calor, sorveterias lotadas e até mesmo os corredores dos shoppings, com seus generosos ares refrigerados, qualquer sombra é um refúgio para os incautos moradores dessa cidade fervente e efervescente... Muito quente!!!
Os especialistas alertam quanto ao perigo dos raios UV, e da importância de usar os protetores e bloqueadores solares, não só para quem frequenta as praias, mas também para quem está na lida, no trabalho, andando célere pelas ruas que parecem labirintos do inferno, onde o ar chega a ondular, devido ao tremendo calor... Coisas de um país tropical, de um Rio de Janeiro flamejante. Quando vemos ou ouvimos no rádio ou na tv que as temperaturas chegaram a 35 ou 37 graus, nós rimos, porque a realidade tem sido outra muito diferente. Com certeza o calor tem ultrapassado essas marcas, em muito, temos a sensação, térmica ou não que estamos enfrentando temperaturas de 50 graus ou mais, rsrsrs... Pura verdade.
Mas o verão é isso, loucos ou abençoados aqueles que vivem ou estão a passeio nessa cidade. Com essas altas temperaturas, praias lotadas, as pessoas estão indo à praia à tarde, porque com o horário de verão, é possível curtir a praia até 19:40h, indo muitas vezes até às 20h, sem contar que podemos vislumbrar o maravilhoso espetáculo do por do sol no costão do Arpoador, algo que pela beleza, merece sempre nosso aplauso. Estamos no meio da estação mais famosa e mais querida pelos cariocas em geral. Pois apesar de reclamarmos do calor intenso, do incômodo, das roupas molhadas de suor, não há dúvida que essa estação deixa a nossa cidade mais bonita, mais cativante, envolvente e feliz! Com todos os problemas que temos, e que não são poucos, temos cada vez mais a certeza que o Rio foi feito para o verão e o verão, é claro foi feito para o Rio de Janeiro...
E como diria aquela música cantada pela Fernanda Abreu:"Rio quarenta graus,cidade maravilha purgatório da beleza e do caos".
Beijos e abraços enfeitiçados